O tratamento das varizes pode ser realizado com a cirurgia ou microcirurgia de varizes. A cirurgia é indicada para os casos de pacientes com varizes grossas e em grande quantidade. Exige internação hospitalar e realização de anestesia raqui. Procedimento cirúrgico muito seguro e de baixíssimo risco, exige internação de apenas um dia no hospital. O paciente que realiza cirurgia de varizes necessita de repouso mas apresenta independência de cuidados, podendo andar, ir ao banheiro, tomar banho sem necessitar de auxílio. Já a microcirurgia é para os pacientes com varizes mais finas em pequena quantidade, sendo feita no consultório, com anestesia local e o paciente retomando suas atividades normais em até 7 dias.
Tanto a cirurgia quanto a microcirurgia de varizes são realizadas por micro incisões (entre 2-4mm) ao longo da veia varicosa e com um instrumento especial chamado microgancho as veias são removidas, não havendo necessidade de realização de pontos na pele e não tendo cicatrizes grandes.
O procedimento propriamente dito, em geral, leva entre uma a três horas. A recuperação é rápida com retorno precoce às atividades normais (cerca de 7 a 30 dias). A maioria dos pacientes apresenta excelente recuperação, com cicatrizes imperceptíveis e resultado clínico e estético muito bons.
Esse procedimento pode ser feito no consultório, em clínicas ou hospitais.