A TROMBOSE VENOSA PROFUNDA é uma condição grave, na qual ocorre a coagulação do sangue dentro das veias, ou seja, o sangue fica mais sólido, dificultando a passagem e drenagem do mesmo.
Determinadas condições podem incentivar o surgimento da TROMBOSE, como uso de anticoncepcionais, tratamento hormonal, tabagismo, presença de varizes, insuficiência cárdica, tumores, obesidade ou hereditariedade.
Também existem fatores ambientais e contextuais, como a realização de uma cirurgia, infecções graves, traumatismo, fase final da gestação, situação que obrigue a imobilização profunda, viagens áreas muito longas, etc.
A TROMBOSE pode ser muito grave na sua fase aguda, causando embolia pulmonar, quando os fragmentos de sangue (coágulos) chegam até os pulmões e podem obstruir estruturas vitais.
Também existem quadros em que a TROMBOSE é crônica, que ao longo do tempo causa problemas como inflação da parede das veias, que podem apresentar deficiência em seu funcionamento.
O tratamento é feito com substâncias anticoagulantes (impedem a formação do trombo e a evolução da trombose) ou fibrinolíticos (destroem o trombo). Mais modernamente, e em situações selecionadas.