A aorta é a artéria mais importante do sistema circulatório, dela se derivam todas as demais artérias, exceto a artéria pulmonar.
Um aneurisma é quando ocorre uma dilatação anormal da aorta, neste caso do segmento abdominal.
A doença não costuma apresentar sintomas e sua descoberta é geralmente acidental, na realização de exames de rotina, ou de exames de outras doenças, na qual são solicitados exames de imagens que revelam este tipo de condição.
Não é possível afirmar causas especificas para a doença, existem vários fatores envolvidos, como hereditariedade, traumas e outras patologias associadas.
O estilo de vida também pode influenciar, como sedentarismo, tabagismo, etc.
Na maior parte dos casos é realizado apenas o acompanhamento do paciente com exames de imagem, para monitorar se há ou não crescimento do aneurisma, dependendo do caso o risco de ruptura é baixo, por isso, não é indicado uma intervenção cirúrgica.
Em casos que há uma evolução do aneurisma ou o mesmo apresenta risco de romper a artéria, é recomendado a cirurgia, que pode ser aberta ou fechada.
Atualmente é mais comum a cirurgia fechada, na qual é realizada uma pequena incisão na região do abdômen e são introduzidos cateteres que irão levar até a aorta uma prótese que irá agir para controlar o quadro do paciente e reduzir o risco de rompimento.