Tratamento de Aneurisma da aorta abdominal (AAA) em Sinop

Dr. Daniel Jorge - Tratamento de Varizes e Doenças Vasculares em SINOP > Doenças Vasculares > Tratamento de Aneurisma da aorta abdominal (AAA) em Sinop

A aorta é a artéria mais importante do sistema circulatório, dela se derivam todas as demais artérias, exceto a artéria pulmonar.

Um aneurisma é quando ocorre uma dilatação anormal da aorta, neste caso do segmento abdominal.

A doença não costuma apresentar sintomas e sua descoberta é geralmente acidental, na realização de exames de rotina, ou de exames de outras doenças, na qual são solicitados exames de imagens que revelam este tipo de condição.

Quais as causas do aneurisma da aorta abdominal?

Não é possível afirmar causas especificas para a doença, existem vários fatores envolvidos, como hereditariedade, traumas e outras patologias associadas.

O estilo de vida também pode influenciar, como sedentarismo, tabagismo, etc.

aneurisma da aorta abdominal tratamento em sinop

Como é o tratamento do aneurisma do AAA?

Na maior parte dos casos é realizado apenas o acompanhamento do paciente com exames de imagem, para monitorar se há ou não crescimento do aneurisma, dependendo do caso o risco de ruptura é baixo, por isso, não é indicado uma intervenção cirúrgica.

Em casos que há uma evolução do aneurisma ou o mesmo apresenta risco de romper a artéria, é recomendado a cirurgia, que pode ser aberta ou fechada.

Atualmente é mais comum a cirurgia fechada, na qual é realizada uma pequena incisão na região do abdômen e são introduzidos cateteres que irão levar até a aorta uma prótese que irá agir para controlar o quadro do paciente e reduzir o risco de rompimento.