As varizes afetam as pernas e são muito conhecidas pelas pessoas em geral. Mas, o que muitas pessoas não sabem, é que elas podem fazer parte, de uma condição mais séria chamada de INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA.
Pesquisas indicam que entre 20 e 33% das mulheres e 10 a 20% dos homens podem manifestar algum grau da doença ao longo de suas vidas.
Mas, nem todas as pessoas irão manifestar os sintomas mais grave, somente 3 a 11% dos casos de varizes, podem chegar aos estágios mais avançados, onde ocorrem alterações irremediáveis na pele.
Essas alterações podem ser:
Todos esses sintomas causam uma série de problemas para a paciente, que começa com a queixa estética das varizes, depois amplia-se para questões como dores, inchaço, queimação e outras.
Ainda não se tem uma definição exata para a causa da varizes, mas é amplamente aceito que o fator hereditário é um dos mais significativos, quando a paciente apresenta um histórico familiar com casos de varizes, que responde em média por 70% dos casos.
Obesidade: O excesso de peso causa sobrecarga no sistema venoso, sobretudo nas pernas, o que facilita o surgimento da dilatação venosa (varizes).
Sedentarismo: As pessoas passam uma grande parte do tempo sentadas hoje em dia, e praticam muito pouco exercício físico, tal comportamento é um facilitador para o surgimento das varizes.
Múltiplas gestações: durante a gestação o corpo da mulher passar por alterações hormonais significativas, ganho de peso, aumento de pressão sanguínea etc. Todo esse quadro pode favorecer o surgimento das varizes, que, na maior parte dos casos desaparece depois do nascimento do bebe.