Varizes

O que são as varizes?

As varizes são veias dilatadas em decorrência da fraqueza de suas paredes causando insuficiência de suas válvulas. Com isso apresentam aspecto tortuoso e saltado na pele.

Ter pernas sem varizes é mais do que uma questão estética, pois as varizes são sinais de que a circulação não vai bem. A falta de drenagem do sangue das pernas em decorrência das varizes pode levar a vários tipos de complicações, que podem ser evitadas com o tratamento adequado dessas veias doentes.

Em nossa cidade é praticamente verão o ano todo, onde o uso de roupas curtas, como saias e shorts, é bem comum entre as mulheres, levando à exposição das pernas com varizes. Isso causa desconforto estético e afeta a autoestima, sendo o principal motivo da procura por tratamento.

Segundo dados da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), 45% das mulheres apresentam varizes, e acima dos 60 anos esse índice pode chegar a 70%!

Além do incomodo estético as varizes podem causar:

• Dor nas pernas
  • Sensação de ardência, formigamento e aperto
  • Pernas pesadas
  • Inchaço nos pés e pernas
  • Coceira, manchas e feridas nas pernas
  • Sangramentos ao machucar uma veia

As causas das varizes são variadas, e geralmente estão interligadas, como idade, obesidade, falta de atividade física, estilo de vida, gravidez, níveis hormonais e herança genética.

Felizmente existem tratamentos avançados e seguros, quando realizados por um médico especializado em cirurgia vascular.