Tratamento de Doença arterial obstrutiva periférica em Sinop

Dr. Daniel Jorge - Tratamento de Varizes e Doenças Vasculares em SINOP > Doenças Vasculares > Tratamento de Doença arterial obstrutiva periférica em Sinop

A doença arterial obstrutiva periférica é mais comum nos membros inferiores, mas pode também afetar braços e mãos.

É caracterizada pelo estreitamento ou obstrução dos vasos sanguíneos arteriais, que irrigam braços e pernas.

Como é uma doença sem sintomas aparentes o diagnóstico precoce nem sempre acontece, porém, quanto antes começar o tratamento melhor é o resultado.

A obstrução de artérias é chamada de ATEROESCLORESE, que é a ocorrência de acúmulo de material orgânico no interior das veias, as chamadas placas de ateroma, compostas por gordura, proteínas, cálcio e outros. Com o tempo as paredes dos vasos sofrem um estreitamento e até mesmo sua obstrução, dificultando a passagem do sangue, com nutrientes e oxigênio.

Os principais fatores de risco associados a esta condição são:

• Colesterol elevado
  • Doença cardíaca (doença arterial coronária)
  • Pressão arterial alta (hipertensão arterial sistêmica)
  • Doença renal que envolve hemodiálise
  • Fumo
  • Derrame (doença cerebrovascular)
  • Histórico familiar
  • Sedentarismo
  • Obesidade
  • Avanço da idade

Quando os vasos sanguíneos sofrem estreitamento ou obstrução, prejudica o fluxo de sangue e nutrientes, que pode lesar nervos, músculos e outros tecidos.

Pacientes que possuem diagnóstico de obstrução nas artérias inferiores, tem alta probabilidade de manifestar a mesma condição nas artérias que nutrem o coração, as coronárias. Via de regra, podemos afirmar que a presença de ateroma (placas de gordura) nas artérias das pernas são uma espécie de “marcador”, que podem indicar outras complicações.

tratamento da doença arterial obstrutiva periférica em sinop

Quais os sintomas da doença arterial obstrutiva periférica?

A Principal queixa dos pacientes é a dificuldade em caminhar, apresentando dor nos pés, panturrilha, e eventualmente na coxa e glúteo do membro acometido.

A impotência sexual em homens pode se manifestar em casos mais avançados, dor nas pernas mesmo em repouso, pernas geladas, formigamentos e presença de feridas.

Como a doença é diagnosticada

É importante uma consulta com um cirurgião vascular, que vai primeiramente examinar o paciente e compreender os sintomas. Exames complementares são solicitados para avaliar o grau de comprometimento das artérias.

Tratamento em Sinop

Na maior parte dos casos o tratamento é focado na mudança de hábitos do paciente, com melhora na alimentação, adoção de atividades saudáveis além de um acompanhamento médico regular, para avaliar se as orientações estão sendo realizadas e surtindo efeito.

Em casos mais graves é indicado a realização de cirurgia, para desobstruir as artérias, o cateterismo é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva e segura, amplamente utilizada na cirurgia vascular.