Tratamento de Doença das artérias carótidas em Sinop

Dr. Daniel Jorge - Tratamento de Varizes e Doenças Vasculares em SINOP > Doenças Vasculares > Tratamento de Doença das artérias carótidas em Sinop

As artérias carótidas tem um papel fundamental para nosso organismo, pois são responsáveis por levar sangue rico em oxigênio para nosso cérebro. Alterações em sua estrutura podem resultar em graves consequências, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O espessamento e endurecimento das artérias é chamado de aterosclerose, e pode afetar vasos de todo o corpo. Quando as artérias do pescoço estão estreitadas ou mesmo bloqueadas, essa condição é chamada de doença da artéria carótida, estenose carotídea ou doença vascular extracraniana.

doença das artérias carótidas tratamento sinop

O processo é gradativo: com o tempo, um material chamado ateroma, que é basicamente um depósito de gordura, fica acumulado no interior das artérias, formando uma placa que, eventualmente, pode fazer com que ocorra um estreitamento da artéria carótida, que é chamado de estenose. À medida que a placa vai se acumulando, as artérias tornam-se estreitas e endurecem. Esse processo é chamado de aterosclerose e é mais provável de acontecer com o envelhecimento.

Essa obstrução nas veias carótidas podem provocar a diminuição da quantidade de sangue e oxigênio que chega ao cérebro, em casos mais severos pode resultar num quadro de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

As principais causas da ATEROSCLEROSE são:

• Pressão alta;
  • Idade avançada;
  • Diabetes;
  • Tabagismo;
  • Colesterol elevado;
  • Sedentarismo;
  • Histórico familiar da doença.

DOENÇA SILENCIOSA

Uma característica que torna a doença potencialmente perigosa, é sua falta de sintomas aparentes, geralmente o AVC ou derrame cerebral acaba sendo o sintoma inicial. Por isso é fundamental consultas de rotina, para exames e avaliação do paciente com cirurgião vascular, mesmo que não apresente sintomas.

COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO:

Depois de uma avaliação clínica do paciente, com entendimento sobre seu estado de saúde, são solicitados exames de imagem como:

• Exames de imagem de ultrassonografia;
  • Doppler;
  • Tomografia;
  • Ressonância magnética;
  • Arteriografia.

TRATAMENTO DA ATEROSCLEROSE

Em muitos casos é possível tratar a doença com medicamentos e mudança de comportamento, como alimentação, prática de esportes etc. Mas quando a obstrução das artérias está em estágio avançado, é indicado a cirurgia.

Existem duas técnicas:

Cirurgia de carótida aberta: neste procedimento a artéria a cirurgia é realizada com uma incisão no pescoço para se ter acesso a veia afetada, a mesma será aberta e a gordura removida para que o sangue volte a passar normalmente.

Cirurgia de carótida angioplastia: A angioplastia por sua vez é um procedimento minimamente invasivo, através de uma punção na pele (furo) na região da virilha, são introduzidos cateteres e próteses endovasculares, que serão guiados até a altura da região afetada e promover sua desobstrução.